Comidas e pratos típicos do Reveillon

Quando se fala em fim de ano é impossível não pensar em comidas típicas do reveillon. Jantares pré ano novo e almoços de comemoração da data, por exemplo, fazem parte da tradição da data.

Muitos pratos estão presentes nas ceias de ano novo, incluindo aperitivos, bebidas, pratos principais e sobremesas. Listamos aqui as receitas mais populares, que deixam as festas de ano novo ainda mais gostosas:

 Sopa de Lentilha


Ceia de Ano Novo


Reza a tradição que a sopa de lentilha traz prosperidade e fortuna, e por isso ela é servida como prato típico da ceia de Ano Novo. Também faz parte do ritual de boa sorte, que é enterrar um grão de lentilha. Muitos pés da planta crescerão, o que mostra o quanto esse alimento representa bonança.


Porco Assado

ceia de ano novo



Pratos com porco também fazem parte da tradição para um ano novo de sucesso. A lenda diz que, ao contrário de aves, esse animal só anda para frente. Saborear esse prato simboliza um ano novo com avanços. Além de ter uma carne saborosa, a combinação dele com os outros ingredientes da ceia de Ano Novo pode te deixar com água na boca.

Farofa


reveillon


A farofa não pode faltar em nenhuma ceia brasileira. Feita com ingredientes especiais, como bacon em cubinhos, uva passa, milho entre outros, ela deixa as refeições de fim de ano com um toque especial.

Saladas

Reveillon

As saladas com frutas são uma boa pedida para casar com os sabores da ceia de fim de ano. A salada com bacalhau também ajuda a atrair bons ventos para o novo ano que se aproxima.

Uvas


frutas ano novo

Outro ingrediente da tradição para um ótimo ano é o cacho de uva na mesa para a hora da virada do ano. Ele promete trazer felicidade e sorte para quem o consome.

Espumante

bebida ano novo

Item importante na hora da virada, o espumante está presente nos brindes de comemoração do ano que chega.


Além de gostosos esses pratos são carregados de tradições, superstições e promessas de boa sorte. Acreditando nelas ou não, é sempre bom acreditar que um ano melhor está por vir.

Leia também
Comidas típicas do Natal pelo mundo
Os pratos tradicionais da Ceia de Natal

Postar um comentário

0 Comentários