Culinária da América

Pode-se dizer que a culinária da América é uma síntese da gastronomia mundial. A comidas típica dos continentes americanos (do Norte, do Sul e Central) varia como se fossem de continentes distintos e distantes. Mas em qualquer país percebemos a intensa mistura entre a gastronomia da Europa e seus alimentos nativos.

Isso se deve aos diferentes países europeus que colonizaram o Novo Mundo, principalmente a tríade de ingleses, espanhóis e portugueses, e às diversas tribos que viviam nas Américas. Escolha abaixo a leitura pela qual quer começar a conhecer a cultura gastronômica do continente americano. E não deixe de adquirir gratuitamente o e-book do Culinária no Mundo sobre esse tema. 

* Este artigo está em constante atualização.


Argentina

Culinária da América do Sul

A culinária

Além dos sabores nativos e dos ingredientes ibéricos trazidos pelos colonizadores espanhóis, a Argentina conta ainda com o toque dos dois "reis" da culinária europeia: França e Itália. Além disso, alemães e ingleses também colaboraram com a sua gastronomia, adicionando ingredientes a diversos pratos típicos argentinos. Toda essa mistura colaborou para a criação de uma peculiar gastronomia, que combina comidas populares e clássicas.

O que comem

Argentinos adoram carnes de diferentes tipos, principalmente quando preparadas em churrasqueiras. Além disso, mantiveram a tradição de pastas assadas, como todos seus vizinhos-irmãos da América Espanhola. Entre oustras massas que não faltam à mesa do argentino, estão aquelas advindas da influência italiana, como nhoques, macarrão, ravióli, pizza e canelone.

Pratos típicos mais conhecidos

Alfajor
Asado 
Carbonada

Aprenda mais

Comidas típicas da Argentina



Canadá

Culinária da América do Norte

A culinária

O maior país da América possui uma gastronomia que une as características de três matrizes: inglesa, francesa e indígena. Devido a suas dimensões territoriais, é difícil falar da gastronomia canadense sem mencionar as diferenças da divisão cultural. Mas isso não significa que não exista um sabor canadense. Basta visitar o país para perceber que, ao contrário do que muitos pensam, a culinária do Canadá é extremamente original.

O que comem 

Por influência dos ingleses, os canadenses adoram comer batatas. Já dos franceses herdaram o gosto por queijos diversos. Entre os pratos mais apreciados estão a torta de manteiga, um reflexo da cultura anglo-saxônica. O xarope de bordo feito desde os tempos remotos pelos indígenas é um alimento 100% nativo e muito apreciado.

Pratos típicos mais conhecidos

Butter tart
Macarroni and cheese
Poutine

Aprenda mais

Comidas típicas do Canadá


Chile

Culinária da América do Sul


A culinária

A gastronomia do Chile se diversificou na medida em que novos colonos iam chegando ao país. O grande número de imigrantes traziam na bagagem novos alimentos, pratos típicos e condimentos. Em razão disso, toda a culinária chilena apresenta características que dão uma cara única aos pratos e, ao mesmo tempo, faz referência a outros países. Até mesmo o método de preparação dos seus pratos é diversificado. Entre as influências na culinária do Chile estão a Espanha, Inglaterra, África, Índia, Itália e países Árabes.

O que comem

Grande parte dos alimentos consumidos pelos chilenos advém da larga costa chilena. Além disso, nas suas receitas sempre estão presentes frutas, vegetais, carne vermelha e aves. No almoço geralmente os chilenos comem carne de boi ou de frango acompanhadas de uma salada. Seu café da manhã é composto de pão torrado com manteiga e café com leite.

Pratos típicos mais conhecidos

Carbonada
Charquicán
Pastel-de-choclo

Aprenda mais


Colômbia

Culinária da América do Sul

A culinária

A culinária da Colômbia combina sabores nativos com ingredientes dos europeus e africanos que chegaram ao território mais tarde. A influência da Espanha é visível em cada restaurante.Os colombianos aproveitam os frutos do mar extraídos da costa para preparar pratos saborosos. Embora tenha uma longa tradição, a gastronomia do país se intensificou no período republicano, a partir do século 19.


O que comem

A alimentação varia dependendo do lugar, mas há uma característica presente em todos: a fidelidade aos sabores históricos. Os pratos não se modificaram intensamente, como normalmente acontece. Eles apenas evoluíram gradativamente, na medida em que chegavam novos imigrantes. Colombianos adoram tubérculos como batata, raízes como o rabanete e vegetais como o repolho e a alcachofra. Adoram carnes de diferentes tipos, grãos e cereais como arroz e feijão. 

Pratos típicos mais conhecidos

Arepa
Bandeja Paisa
Tamal

Aprenda mais

Comidas típicas da Colômbia

Cuba

Culinária da América Central

A culinária

A ilha caribenha possui uma gastronomia de sabores raros. A culinária de Cuba possui pratos que combinam elementos da Europa, América e África. Embora tenha enfrentado graves crises de abastecimento depois da revolução socialista, o país ainda é uma referência na gastronomia da América.

O que comem

Entre os primeiros alimentos trazidos pelos espanhóis estão as frutas cítricas, arroz e alguns legumes. Assim como países com um abundante mar ao redor, habitantes acrescentam em suas comidas muitos peixes e frutos do mar. Cubanos adoram arroz, e o acrescentam em diversos pratos. Um dos mais famosos é o "cristãos e mouros", uma receita ibérica de feijão com arroz. O nome é uma referência à dualidade histórica da Espanha, que durante muitos séculos foi dominada por árabes islâmicos.

Pratos típicos mais conhecidos

Ajiaco
Arroz
Chicharrones

Aprenda mais


Brasil

Culinária da América do Sul

A culinária

Apesar de já não ser mais um grande império, o Brasil ainda possui as características de um até na culinária. Sua gastronomia reflete a diversidade de nações que ajudaram a construir a cultura brasileira. Portugueses, indígenas, africanos, italianos, japoneses, alemães, sírios, libaneses e tantos outros povos deram um pouco de seus ingredientes para colaborar com o grande caldeirão gastronômico brasileiro.

O que comem

Cada região possui características que a diferem do resto do país. Mas é visível em todas elas a unidade que demonstra a personalidade nacional no modo de cozinhar. Por exemplo, em qualquer estado o prato principal da população é o feijão com arroz. Entre os doces, o brigadeiro é conhecido mundialmente. A tradicional caipirinha é a cara do Brasil em termos de bebidas.

Pratos típicos mais conhecidos

Feijoada
Churrasco
Brigadeiro

Aprenda mais

Comidas típicas brasileiras
Região norte
Região Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Sudeste

Estados Unidos


Culinária da América do Norte

A culinária

O pólo mundial do capitalismo atrai imigrantes do mundo todo desde sua fundação. Por oferecer oportunidades infindáveis, o país se tornou um caldeirão de misturas quando o assunto é gastronomia. A culinária dos Estados Unidos possui uma matriz inglesa devido a sua colonização, mas hoje ela se perde nas influências italianas, irlandesas, latino-americanas e francesas.

O que comem

Entre os alimentos advindos do mar estão a lagosta, o bacalhau e o linguado. A culinária americana também tem um caráter de agilidade: a influência de um mercado pulsante ajudou na criação da "comida rápida", o famoso fast food. Amada e odiada, é inegável que essa influência americana é vista no mundo todo.

Pratos típicos mais conhecidos

Apple pie
Cheeseburger
Pancakes

Aprenda mais

México


Culinária da América do Norte


A culinária

Um dos países cuja gastronomia está entre as mais apreciadas do mundo. O sabor picante dos seus pratos hoje é referência e pode ser encontrado em qualquer país. A culinária do México preservou suas raízes espanholas e as misturou com seu sabor nativo. Como um dia foi a terra dos grandes impérios maia e asteca, hoje pode oferecer um caldeirão de comidas com todas essas influências.

O que comem

Mexicanos usam temperos e legumes diversos para destacar os sabores de seus pratos. Para apresentá-los com uma cara única, utilizam vegetais. Por possuir territórios extremamente quentes, há uma abundância de pimentas no país. Os mexicanos as aproveitam nos mais variados pratos.

Pratos típicos mais conhecidos

Burritos
Guacamole
Tortillas

Aprenda mais


Postar um comentário

0 Comentários